A Prefeitura de Londrina publicou nesta semana a licitação para implantação do lote um do Arco Leste, que ligará a avenida dos Pioneiros até o prolongamento da avenida Londrina, na zona leste da cidade. O valor máximo do edital é de R$ 3,7 milhões. A abertura dos envelopes está programada para cinco de setembro. Após a ordem de serviço, o prazo de execução da obra é de 330 dias.
A execução do trecho um prevê a construção de dois viadutos para a transposição da linha férrea, a partir da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), chegando até a marginal da BR-369. Também contará com pavimentação e complementações na via, serviços de drenagem, sinalização viária e outras atividades, incluindo iluminação. Os trabalhos irão complementar as ações do trecho 2, que está na fase final de serviços, abrangendo a intervenções da avenida dos Pioneiros até a rotatória da UTFPR.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, esta nova fase do projeto proporcionará mais opções de percurso a quem utiliza as vias já existentes naquele ponto da região leste, facilitando a saída para Ibiporã. “Isso vai melhorar muito a mobilidade naquela área da cidade, porque hoje há pouca alternativa de fluxo, principalmente com os novos empreendimentos que têm saído no local. Para acessar o centro, haverá alternativa de sair pela BR-369 e ir no sentido da região oeste. Também facilitará bastante para quem sai para Ibiporã ou vem de lá e precisa acessar a área da UTFPR”, elencou.
PISTA
A maior parte da pista do lote um contará com pista dupla, entretanto, um trecho de aproximadamente 100 metros, já na saída para a rodovia, terá pista simples. Verçosa justificou isto em razão do projeto de financiamento junto à Caixa Econômica Federal não contemplar esta parte. Com isso, a prefeitura deverá licitar este pequeno trecho posteriormente.
LOTE TRÊS
Até agora, já foram finalizados os lotes quatro e cinco do Arco Leste. O três, que ainda não foi licitado, ainda está na fase de desapropriações. Dos 13 imóveis que precisarão ser desocupados, em três os proprietários aceitaram a proposta do município de forma amigável. Os outros dez casos foram levados à Justiça, com ganho de causa em favor da prefeitura em três. O valor total que deverá ser investido no Arco Leste é de cerca de R$ 15 milhões.
(Com informações da Paiquerê)