Pouco mais de um ano após a proibição de fogos de artifício com barulho em Londrina, a prefeitura intensificou a fiscalização durante as festas de fim de ano na cidade. Mas apesar dos esforços, mesmo assim, a lei foi desrespeitada em várias regiões.
Segundo a prefeitura, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda Municipal ficaram de prontidão até a 1h30 desta quarta-feira (01) registrando as denúncias. No total, foram mais de 400 ligações informando sobre o desrespeito, porém, desse número, 268 foram consideradas denúncias com materialidade e estão sendo investigadas.
A maior parte das denúncias foram na Zona Norte, com 89 ligações, Oeste, com 62 ligações, Sul (58) e Leste (43). No Centro, foram 5 chamados e nos distritos outros 5.
Os dados representam uma redução de 77% no número de denúncias. No ano passado, segundo a prefeitura, foram registradas 1830 denúncias – quase quatro vezes a mais que neste ano. A penalidade para quem infringir a lei é a aplicação de multa de R$ 500,00.
A iniciativa, segundo o prefeito Marcelo Belinati, foi tomada para levar tranquilidade a animais domésticos, idosos e pessoas com autismo que podem se desesperar com os estampidos provocados pelos fogos. Segundo o prefeito, a lei está sendo aplicada, mas é necessário conscientização.
Em Londrina, uma proposta deve banir os fogos de artifício com barulho das lojas da cidade. Entretanto, nas cidades vizinhas a compra e o uso não são vetados.